Por Ivan Lopes
Recebemos com profundo pesar, a notícia do falecimento da Irmã Iva Korb, da Congregação das Irmãs da Divina Providência, aos 101 anos de idade, ocorrido na noite desta quarta-feira, 7 de janeiro, na cidade de Curitiba (PR). Numa das coincidências da vida, quis o destino que a Irmã Iva tivesse nascido no dia do Diretor Escolar.
Gaúcha, de Arroio do Meio, Irmã Iva Korb nasceu no dia 12 de novembro de 1924, e dedicou grande parte da sua vida à Igreja Católica, especialmente na região Nordeste, como professora, catequista, missionária. No território da Arquidiocese de Natal, atuou por vários anos, principalmente nas Paróquias de São Paulo Apóstolo, em São Paulo do Potengi, e de Santana e São Joaquim, em São José de Mipibu.
Mais uma vez peço licença, especialmente aos meus leitores, ouvintes e seguidores que não são da região do Potengi, no Rio Grande do Norte, para que eu possa mais uma vez enaltecer um pouco de uma pessoa que está indissociavelmente ligado à minha história e as atividades que hoje exerço na vida. Se sou jornalista, poeta, radialista e professor, grande parte disso eu devo à Irmã Iva Korb. É bem possível que eu não fosse professor se não tivesse encontrado a Irmã Iva na minha vida.
Irmã Iva Korb, era a diretora do Colégio São José (educandário da rede privada ligado a Igreja Católica), em São Paulo do Potengi e me concedeu uma bolsa de estudos para que eu pudesse me formar professor das séries iniciais. Ela também foi uma grande motivadora na minha vida profissional, inclusive dizia que eu teria todas as condições de ser seu substituto como professor de Língua Portuguesa!
Passadas três décadas, ainda lembro dela cortando uma folha de papel A4 na vertical ao meio fazendo com que sobrasse uma tirinha e ali estavam escritos alguns tópicos ou trechos de músicas ou poesias. Aquilo rendia tranquilamente uma ou duas aulas de Língua Portuguesa.
Irmã Iva é uma pessoa que merece todo o respeito e atenção dos potengienses de São Paulo do Potengi e de outros municípios da região do Potengi, pela grande folha de serviços prestados a significativa parte da Região do Potengi, nos campos da Educação e da Evangelização, define o meu ex-professor, amigo e jornalista Silvério Alves.
No início dos anos 80, ela assumiu a direção do Colégio São José, realizando um trabalho bastante profícuo na formação de um grande número de professores (através do Ensino Médio Magistério) que atualmente desenvolvem a contento a missão de educar e de preparar o alunado para vida com dignidade, onde atuam como mestres.
Ao longo do tempo atuando na Missão da Divina Providência, em São Paulo do Potengi, Irmã Iva também prestou a sua valiosa colaboração nos trabalhos missionários e pastorais da Paróquia de São Paulo Apóstolo, cujo pároco era o Profeta das Águas, Monsenhor Expedito, seu amigo.
No início do ano de 2023, a missionária teve que voltar ao estado de origem, Paraná. Antes, ela residiu na Casa das Irmãs da Divina Providência, em São José de Mipibu, cidade onde ela também tem muitos serviços prestados e os mipibuenses lhe querem muito bem, relata Alves.
Muito grato, IRMÃ IVA KORB.


